Okuribito

Não vou falar do filme, mas é um tema que realmente precisa ser postado aqui.
Já assistiu "Okuribito" (A Partida ou Departure)?! não?! Dá uma olhada no trailer só pra ter a noção do que vou falar.


Aliás...o filme é bom! =D Achei muito interessante e ainda bem que assisti, pois na sexta-feira, às vésperas do Halloween (a japonesada aqui adora um Halloween hein!), me senti no filme...

Atenção: Não leia se estiver sozinho a noite no escuro hein! =p Ou se tiver problemas cardíacos! hehe!

De manhã, estava ouvindo a passagem de plantão de enfermagem, quando uma outra enfermeira me chama pra ajudá-la, entre tantas enfermeiras, ela resolveu me chamar...então estranhei, mas fui com maior prazer, afinal, não gosto de ficar parada. Bom...entrei no quarto do paciente e vi que o paciente estava parado demais...daí que me toquei: "putz...vou ajudar a carregar o paciente pro necrotério..."...errei...

Ajudei a levar pro andar B1 (subsolo), e colocamos numa salinha, onde fazem o velório. Pensando que era só isso...tive que esperar a enfermeira ir buscar não sei o que...e fiquei sozinha com o corpo...e fiquei uma meia hora ali no silêncio...só ouvindo meu coração bater rapidamente...mas falei: "descanse em paz odisan...", éééééé....bateu um medinho e passou milhaaaaares de filme de fantasmas japoneses pela minha cabeça....hUAhuaHU!

Continuando, a enfermeira volta com monte de coisas, bacia com água, toalhinha, sabão, gilete, yukata, maquiagens...."aaaaaaah não acredito!!! Será que é isso que estou pensando?!"

Lá estava eu com a enfermeira, limpando o corpo, trocando as roupas, fazendo a barba, tampando os buracos, maquiando....praticamente o Okuribito....mas sem a presença da família, apenas com a presença de um aluno do ensino médio que estava acompanhando a enfermeira.

E o engraçado é que a enfermeira falava: "Ah...kirei desuyo!" ("Ficou bonito!)...mew...eu queria rir, não por ela ter falado isso, mas pela situação em que estava passando! Nuuuuuuunca na minha vida, imaginei fazer isso, uma experiência interessante! E as enfermeiras que fazem todo esse trabalho!

Depois de tudo pronto, a família foi lá velar e tals, então fiquei sabendo que ele era doador de olhos. Logo, teria cirurgia pra retirar os olhos pra transplante.

Nem preciso dizer que eu queria assistir né!
A família saiu da sala e a cirurgia foi ali mesmo, na mesma sala, chamaram um oftalmologista pra retirar os olhos, e o cara da doação foi orientando como tira. Nem sei como descrever essa cirurgia, só sei que eu estava taquicárdica...huAhua! Ver olhos saindo...aflição...

Bom, depois o trabalho final fica com o cara da doação, ele enche o espaço da órbita com algodões, põe a prótese e dá um ponto nas pálpebras. E ainda me perguntou: "Kirei desuka?".....balancei a cabeça dizendo que sim...

O dia foi bem macabro, mas muito interessante, pois achei que ia terminar o treinamento do Japão sem ver nada sobre a morte de pacientes. E ainda tive a oportunidade de saber o que eles fazem após a morte...Ainda bem que foi um paciente que não eu não cheguei a cuidá-lo, porque senão acho que não iria conseguir segurar as lágrimas...

PS: "Descanse em paz odisan, otsukaresamadeshita..."

Comentários

  1. Pior que eu assisti esse filme e não lembro do final... Lembra de praticamente tudo, só não como acabou. ahahahahha
    Eu e meu problema de memória...

    ResponderExcluir
  2. Nooooooooooossa...
    ate eu te imaginei agora dentro do filme...
    \muuuuito igual...Ta...
    q bom que vc pode ter essa experiencia....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ser feliz é...

Comprando óculos de grau...

Feliz 2013!!!!