Coisas do Japão...parte 2

Hoje estava montando a minha apresentação final..e pensei em montar um videozinho mostrando os lugares por onde passei, as pessoas com quem andei, enfim...a minha vida de 6 meses resumida em 5 minutos talvez...

Já começou a bater saudade....saudade dos lugares onde fui, cada lugar lindo que vale a pena visitar e admirar e tirar muuuuuuuuuuuuitas fotos...as pessoas, por mais que sejam distantes, estão sempre querendo saber de algo sobre mim, perguntando pra onde fui, o que faço, enfim...muitas perguntas curiosas...e isso foi bom pra mim, pois ao mesmo tempo pude analisar o quanto valeu a pena os meus esforços, as minhas vivências, a educação que meus pais deram, as dicas e informações que todos os nikkeis me deram, as aulas de nihongakko, o Koshukai, as amizades que fiz no koshukai...tudo isso valeu muito e serviu muito bem pra viver por 6 meses aqui no Nihon tranquilamente.

Agora é época de despedidas...de dar presentes, de ganhar presentes...e até hoje me surpreendo com as pessoas com quem convivi aqui...pessoas que nem imaginava ter alguma diferença na vida delas...pessoas que achei que nem fosse mais ter algum contato, mas ainda assim elas lembram de mim...e isso me faz doer no peito...porque voltar pro Nihon, realmente é uma incógnita...não sei quando virei de novo, não sei quando vou poder revê-las essas pessoas que se tornaram importante na minha vida...mas sempre me lembrarei de cada momento vivido aqui.

Por isso vai uma dica: viva cada dia como se fosse o último, viva cada dia com intensidade, pra que sejam lembradas com muito carinho e que deixam essas saudades gostosas... sejam verdadeiros que assim conquistará os corações dos japoneses, até os mais frios... sejam muito agradecidos por cada gesto que lhe dão...

Coisas do Japão:

- se não gosta de comida japonesa...aprenda a gostar...ou experimente tudo que eles oferecerem...eles ficam muito felizes quando nós, estrangeiros, falamos que experimentamos tudo ou que comemos/gostamos de comida japonesa... assim eles nos levam pros restaurantes japoneses legais...essa é uma dica bacana pra quem quer conhecer a culinária japonesa...e tirem foto das comidas...sejam sem-vergonha e tirem fotos de cada prato...porque vale a pena ser lembrada! hehehe!

- palavras como Otsukaresama, Osewani narimashita, Gotisosamadeshita, são palavras que agradam muito mais que o Doumo arigatougozaimashita....

- com o tempo, se acostuma a andar na chuva com guarda-chuva, aprende a olhar pra trás qdo mudar de lado da calçada pra não ser atropelada por uma bicicleta, aprende a comprar as coisas por preços mais baratos, aprende a controlar a compulsão por compras...hehe!

- as batianzinhas e os ditianzinhos nem sempre são simpáticos...já levei umas empurradas no trem...

- no trem, raramente alguém se levanta pra dar lugar pro idoso. Mas já cederam lugar pra mim! hehe! Mas foi um homem não-japonês. =p
- quando cumprimentar a pessoa, sorria de verdade, olhe pro rosto da pessoa a quem está cumprimentando. Eu sei que aqui não se deve encarar, mas acho que olhar pra pessoa quando cumprimenta, faz ela se sentir menos invisível....

Enfim...ainda vão ter mais posts sobre essa aventura que me fez amadurecer tanto e me surpreendeu muito nesses poucos meses.

Comentários

  1. Já tô com saudades de vc!!!!!! Que tristeeeeeee! Mas vai ser bom voltar pro Brasil, passar um tempão com familia e amigos...
    A gente ainda se vê no Brasil...

    ResponderExcluir
  2. Legal seu blog... O texto de introdução sobre o Bambu Japonês é de quem a autoria? Eu procurei Covey mas não achei nada. rs Anyway sobre esse post, é realmente sobre a parte de olhar nos olhos das pessoas quando as cumprimento isso é um negócio que tenho que trabalhar pra melhorar minha postura com relação aos japoneses e demais em geral...
    Cheers!
    Abraços Sucesso aí.
    豊永アンドレ。

    ResponderExcluir
  3. O nome completo do Covey é Stephen Covey, só digitar no google que encontra! ;)
    Obrigada por ler meu blog! Fico muito feliz! Tudo de bom pra você Andre! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ser feliz é...

Comprando óculos de grau...

Feliz 2013!!!!